Após fazer o passeio pelo sítio arqueológico de Teotihuacán, imagine relaxar e vivenciar uma experiência gastronômica única? O restaurante Las Grutas fica próximo das pirâmides e é totalmente excêntrico, visto que é dentro de uma gruta. É simplesmente relaxante, interessante, exótico e incrível. Sem dizer da apresentação dos pratos e do sabor. Em todas as mesas, já deixam uma vela contando sobre a lenda da Gruta e convidando a acendê-la, seguindo a tradição. Abaixo transcrevo a mensagem:
Desde os 100 A.C, os ancestrais contam que gruta foi o início da vida, o útero da humanidade.
O Oztoti ou A Gruta, o antigo ritual da vida nova, o local onde os tiatones desciam a escadinha de serpente para conversar com Xolotil, Deus do fogo, o qual tinha o poder de viver em dois mundos. Ele também era responsável para ajudar os mortos em sua viagem à Mictlan e era também o iniciador do ritual na nova vida.
No Oztoti ou na Gruta se via nascer o fogo que simbolizava a mudança de vida, o nascer de um novo homem. Ao sair da gruta, o tlatoani voltou a nascer das entranhas da terra, rogando para que Ehecati, Deus do ar, soprasse para acender e avivar seu fogo, sua nova vida.
Na Gruta, o visitante desce de novo às entranhas da terra, enchendo-se de energia para sentir a vida fluir de novo e aí acender um fogo como símbolo de renovação. Assim, cada um nasce de novo: um novo homem, uma nova mulher.
Com a vela que o restaurante deixa nas mesas, os visitantes acendem e levam até a escada. É uma experiência única e diferente, lugar digno de renovação de energia! Os pratos são deliciosos e típicos e saem aproximadamente MXN 350, o equivalente a R$ 60,00. Simplesmente inesquecível!
Comentários