Tepotzotlán é uma cidade que fica a 44Km da capital mexicana e que apresenta inúmeras coisas para contemplar. Entre suas preciosas atrações, vale muito a pena conferir os Arcos Del Sitio, devido a sua grandeza e beleza. Trata-se de um passeio incrível a um custo de MXN 35 por pessoa, o equivalente a R$ 6,00, o que te dá o direito de caminhar pelos arcos, ir ao mirador, fazer piquenique no local. É possível também pagar por atividades extras, como uso da piscina, cavalgada pelo local e tirolesa. Como Tepotzotlan está bem próxima da Cidade do México, vale muito a pena uma visita neste “pueblo mágico”. Segue um pouco da história deste lugar fantástico.
O aqueduto de Xalpa, conhecido também como Arcos Del Sitio é uma obra arquitetônica construída pelos jesuítas no início do século XVIII para levar água do Rio de Oro até a Fazenda de Xalpa.
No início, a obra foi dirigida pelos padres Pedro Berinstain, Pedro Sobrino e Santiago Castano, embora tenha ficado inconclusa devido à expulsão dos jesuítas em 1.767. Finalmente foi terminada em 1854, por D. Manuel Romero de Terreros, quem herdou a fazenda.
A beleza deste aqueduto está em sua estrutura, com um total de 43 arcos repartidos em quatro níveis, alcançando uma altura de 61 metros e uma longitude aproximada de 438 metros, considerando-se em sua época como o mais alto do mundo e uma referência arquitetônica hidráulica dos séculos XVIII e XIX.
Comentários