Pular para o conteúdo principal

O sítio arqueológico de Tula


Tula é uma cidade que fica no estado de Hidalgo, a 97 Km da Cidade do México e, embora não seja uma cidade muito visitada pelos turistas, ela guarda informações históricas valiosas do período pre-hispânico. Em Tula, encontra-se um sítio arqueológico riquíssimo em informações históricas da civilização tolteca, a predecessora da asteca. Se quiser conhecer um pouco das civilizações mesoaméricas, Tula  é uma parada obrigatória.  
Um pouco de história
Tula foi uma das cidades mais importantes do México antigo, pois seus habitantes constituíram o primeiro povoado do norte da Mesoamérica, os legendários toltecas. Vale ressaltar que os astecas e outras civilizações do século XVI se declararam descendentes dos toltecas.
Tula teve uma trajetória de mais de quatro séculos, nos quais de um pequeno assentamento se transformou em uma cidade de grande extensão e complexidade, cujo apogeu se deu entre os anos 1000 e 1100 DC. Neste período, era uma metrópole com dezenas de milhares de habitantes e de quase 16 Km de extensão, com praças, pirâmides, palácios, jardins, sistemas de canais, drenagem, ruas, calcadas e pontes sobre o Rio Tula, as quais permitiam transitar entre os bairros de ambas as partes da cidade.
A grande praça principal com enormes plataformas, escadas, altares, salas, palácios e campo de futebol se desembocam no ponto mais alto da cidade, denominado o espaço urbano. Era um centro religioso, político e administrativo. Suas duas grandiosas pirâmides, visíveis de qualquer ponto da cidade, estiveram ornamentadas com esculturas.

Os gigantes de Tula


Há no sitio uma pirâmide denominada Quetzalcóatl, que é considerada como um dos edifícios sacros mais importantes da cidade. Originalmente estava recoberta de lápides esculpidas com desenhos de jaguar, lobos e águias devorando corações humanos. Algumas destas lápides se encontram em seu lugar original, nos lados norte e oriente da parte inferior da pirâmide.
Na época pré-hispanica, os enormes gigantes que representam guerreiros da alta elite e as pilastras com relevos de governadores que hoje encontram-se na parte superior da pirâmide, não se encontravam na vista do povo, e sim, sustentando o teto de um templo que ficava no topo da pirâmide.
As quatro figuras conhecidas como Cariatides ou Atlantes (gigantes) representam guerreiros com aparatos militares. Cada atlante se compõe de quatro seções que se encaixam um na outra, alcançando uma altura de 4.60 metros. Os personagens conservam muito realismo em seus traços faciais que representam uma expressão de energia e serenidade.
É simplesmente fantástico estar visitando um local deste, pois conseguimos voltar no tempo. Parece que a história ganha vida e somos teletransportados para séculos atrás.
Dica: antes de caminhar pela Zona arqueológica, visite o museu, pois há informações importantíssimas para compreender um pouco da história, não só do sitio de Tula, mas da historia dos povos que colonizaram o México.
A Zona arqueológica e o museu abrem todos os dias das 9:00 as 17:00 e tem um custo de MXN 65, o equivalente a R$11,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nick...simplesmente Nick

Tive que criar este álbum, pois ao peregrinar minhas fotos, me deu conta que o amor apenas cresce! Deus te abencoe muito, minha princesa!

Bem vindo ao blog "Viver a jornada"

Viver é uma dádiva e cada experiência adquirida deve ser celebrada, entretanto, muitas vezes ligamos o “automático” e não nos damos conta da bagagem que vamos adquirindo ao decorrer de nossa jornada. Pude perceber isso ao morar em diferentes lugares como Estados Unidos, Blumenau, Bauru, Campinas e México. Em cada localidade, vivi momentos inesquecíveis e aprendi um pouco sobre diferenças culturais, viagens, cultura, gastronomia e idiomas. O blog nasceu justamente com o intuito de registrar estas vivências, eternizar momentos por meio da escrita e compartilhar um pouco sobre estas jornadas. Atualmente resido no México, portanto compartilharei bastante posts deste país surpreendente. Seja bem vindo ao blog “Viver a jornada”, o qual se encontra dividido da seguinte forma : Cultura: informações culturais, eventos, datas comemorativas e celebrações Viagens: dicas de viagens e fotos de lugares visitados. Esta aba está dividida por Estados. Gastronomia: espaço q

05 de maio – Comemoração da Batalha de Puebla

Napoleão Bonapoarte enviou para o México no ano de 1861 tropas francesas com o intuito de depor o governo mexicano e instaurar uma monarquia favorável a Fran ç a. No dia 05 de maio de 1862, na cidade de Puebla, no México, o exército mexicano vencia a tropa francesa que estava super preparada. Esse é um motivo de celebração até os dia de hoje, por isso as escolas celebram e não tem aula nesta dia.