Pular para o conteúdo principal

Duas igrejas em Cuautitlán que fazem parte das tradições mexicanas

Catedral de San Buenaventura

A Catedral de San Buenaventura, também conhecida de Catedral de Cuautitlán, fica na cidade de Cuautitlán, a 40 Km da Cidade do México.
A catedral de San Buenaventura é uma igreja católica que passou por várias etapas de construção e remodelação. Em 1532, a pedido da coroa espanhola, iniciou-se a construção de um monastério em Cuautitlán. Entretanto, não há resquícios deste primeiro templo, pois sobre sua estrutura foi construído a atual catedral de Cuautitlán . A construção desta segunda etapa iniciou-se em 1655, entretanto esta obra recebeu pouco recurso, retardando a conclusão que apenas aconteceu em 1838. 
Ao lado esquerdo da catedral encontram-se ruínas do templo de San Francisco, que foi finalizado no século XXVII. No século XVIII, este templo foi desfeito, pois suas pilastras foram cedidas para a construção do templo dedicado a quinta aparição da Virgem de Guadalupe, no bairro de Santa María Tlayacac.
Na catedral, pode-se contemplar obras do pintor Flamenco Martín de Voz que são consideradas patrimônio cultural.

















Templo dedicado a la quinta aparición de la Virgen de Guadalupe

A cidade de Cuautitlán recebe visitantes de diversas partes do México e do mundo devido ao Santuário da quinta aparição da Virgem de Guadalupe. Neste local, encontra-se o museu de Juan Diego, o indígena a quem, segundo a tradição, a Virgem de Guadalupe teve sua quinta aparição.
O museu se localiza onde era a casa de Juan Diego, sendo assim é possível conferir pertences como pratos, jarras, pedaços de móveis e os resquícios dos cômodos da casa.

Além do museu, há uma capela e o templo que oferece missas a comunidade.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem vindo ao blog "Viver a jornada"

Viver é uma dádiva e cada experiência adquirida deve ser celebrada, entretanto, muitas vezes ligamos o “automático” e não nos damos conta da bagagem que vamos adquirindo ao decorrer de nossa jornada. Pude perceber isso ao morar em diferentes lugares como Estados Unidos, Blumenau, Bauru, Campinas e México. Em cada localidade, vivi momentos inesquecíveis e aprendi um pouco sobre diferenças culturais, viagens, cultura, gastronomia e idiomas. O blog nasceu justamente com o intuito de registrar estas vivências, eternizar momentos por meio da escrita e compartilhar um pouco sobre estas jornadas. Atualmente resido no México, portanto compartilharei bastante posts deste país surpreendente. Seja bem vindo ao blog “Viver a jornada”, o qual se encontra dividido da seguinte forma : Cultura: informações culturais, eventos, datas comemorativas e celebrações Viagens: dicas de viagens e fotos de lugares visitados. Esta aba está dividida por Estados. Gastronomia: espa...

Niagara´s Fall

Das antigas....Niagara´s Fall na divisa dos Estados Unidos com o Canadá.

Centro de Tula

Após visitar o sítio arqueológico de Tula, que tal dar uma conferida no centro da cidade ? Vale ressaltar que você poderá ficar o dia todo na zona arqueológica, se quiser, entretanto o passeio completo, incluindo a vista no museu e na área arqueológica pode levar de duas a três horas, sobrando tempo suficiente para curtir outras partes da cidade de Tula. O centro da cidade é bem gostoso e vale a pena ser visitado. Nesta área v ocê poderá conhecer a Cated ral de San José, curtir a pracinha da cidade e degustar de uma paleta mexicana enquanto observa o movimento.