Pular para o conteúdo principal

6 coisas que aprendi sobre aniversários mexicanos ao organizar a festinha da Nick



Enfim dois aninhos! Quantos aprendizados, quantas bênçãos e quantas mudanças. Quem diria que o segundo ano de Nick seria comemorado em terras mexicanas. E como um cumple no México, alguns itens culturais devem marcar presença nas festinhas de aniversário. Abaixo listo alguns aprendizados que adquiri ao organizar a festinha da Nick.









1º Cumpleaños, ou carinhosamente conhecido como cumple
A tradução para aniversário é cumpleaños ou também carinhosamente conhecido como cumple. Assim como no Brasil, as festinhas de aniversários são momentos de muita diversão, alegria e muitos comes e bebes.


2º Tacos como menu
Se no Brasil, optamos por salgadinhos como coxinhas, risóles, croquetes, bolinhas de queijo, pasteizinhos, etc, no México o cardápio favorito dos aniversários são os tacos. O ingrediente principal do taco é a tortilla, uma massa de milho ou farinha de trigo e com recheios que podem ser de carne bovina, suína, frango, al pastor (carne de porco que são colocadas em um espeto e servidas juntamente com abacaxi, cebola e coentro), etc. Sendo assim, esse item não podia faltar no niver da Nick no México. Optamos pelo taco al pastor.



 



3º Piñatas são fundamentais nas festas de cumple
As piñatas são ornamentos feitos de barro ou papel cartão e são peças fundamentais nos aniversários infantis no México. Dentro dela colocam-se doces, brinquedos e frutas. Há toda uma tradição envolvendo este ornamento, pois as crianças devem vendar os olhos e tentar acertá-la. Todas as crianças do aniversário são convidadas a participar da brincadeira que somente se encerra quando uma das crianças consegue romper o ornamento e os doces se espalham pelo chão e as mesmas recolhem os docinhos.
Tradicionalmente os países de origem espanhola celebram os aniversários com este  e, inicialmente, era uma tradição tipicamente natalina que aos poucos foi sendo aderida nas festas de cumpleaños.  
O formato original das piñatas era uma bola com sete pontas coloridas, as quais remetiam aos sete pecados capitais. Desta forma, a brincadeira consistia em destruir essas pontas e romper os sete pecados capitais que assolava a sociedade. Atualmente as piñatas adquiriram outros formatos, inclusive a tendência agora são personagens que as crianças gostam. No niver da Nick, por exemplo, a piñata foi da Masha e ela não gostou da idéia de dar pancadas na “Masha”! Pobre Masha foi destruída com a brincadeira! 












4º Música para destruir a piñata
Conforme mencionado, a destruição da piñata é uma brincadeira muito divertida que envolve as crianças presentes na festinha. Primeiramente organiza-se uma fila de acordo com a estatura dos pequeninos em ordem crescente. O aniversariante inicia a brincadeira. E assim vão batendo na piñata cantando a seguinte canção :

Dale. Dale, dale,
no pierdas el tino.
Porque si lo pierdes,
pierdes el camino.

Ya le diste una,
Ya le diste dos,
ya le diste tres,
y tu tiempo se acabo.





5º  Aniversariante morde o bolo
A tradução para bolo em espanhol é pastel. Após finalizar a canção de “Parabéns”, o aniversariante deve dar a primeira mordida no bolo. Literalmente, o aniversariante morde o bolo.




6º A canção de aniversario é bem diferente
A letra da canção de “Parabéns” é bem diferente! A canção é conhecida de “Las Mañanitas”. A melodia soa um pouco mais tranquila e a letra mais reflexiva! Segue a letra da canção:

Estas son las mañanitas
Que cantaba el rey David
Hoy por ser día de tu santo
Te las cantamos a ti

Despierta, mi bien, despierta
Mira que ya amaneció
Ya los pajaritos cantan
La luna ya se metió

Que linda esta la mañana
En que vengo a saludarte
Venimos todos con gusto
Y placer a felicitarte

El día en que tu naciste
Nacieron todas las flores
En la fila del bautizo
Cantaron los Ruiseñores

Ya viene amaneciendo
Ya la luz del día nos día
Levántate de mañana
Mira que ya amaneció

Si yo pudiera bajarte
Las estrellas y un lucero
Para poder demostrarte
Lo mucho que yo te quiero

Con jazmines y flores
Este día quiero acordar
Hoy por ser día de tu santo

Te venimos a cantar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem vindo ao blog "Viver a jornada"

Viver é uma dádiva e cada experiência adquirida deve ser celebrada, entretanto, muitas vezes ligamos o “automático” e não nos damos conta da bagagem que vamos adquirindo ao decorrer de nossa jornada. Pude perceber isso ao morar em diferentes lugares como Estados Unidos, Blumenau, Bauru, Campinas e México. Em cada localidade, vivi momentos inesquecíveis e aprendi um pouco sobre diferenças culturais, viagens, cultura, gastronomia e idiomas. O blog nasceu justamente com o intuito de registrar estas vivências, eternizar momentos por meio da escrita e compartilhar um pouco sobre estas jornadas. Atualmente resido no México, portanto compartilharei bastante posts deste país surpreendente. Seja bem vindo ao blog “Viver a jornada”, o qual se encontra dividido da seguinte forma : Cultura: informações culturais, eventos, datas comemorativas e celebrações Viagens: dicas de viagens e fotos de lugares visitados. Esta aba está dividida por Estados. Gastronomia: espa...

Ciudadela, mostra de um povo artístico !

Como o povo mexicano é artístico e criativo! É impressionante ver como eles preservam a influ ê ncia dos olmecas, toltecas, astecas, maias - civilizações extremamente artísticas! . Tudo é muito colorido, tudo tem arte, tudo tem história! As pinturas, as cerâmicas, os vasos de flores, as pinatas de aniversario! Estou encantada com tanta cor e arte. A Ciudadela é uma feira de artesanatos ideal para mergulhar nesta cultura artística. Quando visitar a Cidade do México, não deixe de ir à Ciudadela para conhecer a arte e ainda adquirir regalos mexicanos! Lugar fantástico para almoçar também!

Sayulita

Lugar incrível! É impossível sair dessa região sem conhecer essa praia. Sayulita tem uma energia ímpar. Há lindas casinhas coloridas e antigas, possui um centro com vários restaurantes, comida de calle, tendas com artesanatos e locais belíssimos. Lugar muito freqüentado pelos gringos. Vale a pena se hospedar nesta cidade, haja vista que possui infra e os preços de hotel são mais interessantes.